Início » Lendas » A lenda da Moura encantada – Portugal

A lenda da Moura encantada – Portugal

(Júlio Teixeira, na sua obra Da Terra de Panoyas, refere a existência do Castelo de Bouçoos (nome terá evoluído para Mouçós, como dissemos), um castro construído “no alto do Picoto, pertencente à Corvaceira, contraforte da Serra da Padrela, e junto ao local onde hoje existem duas povoações, S. Tomé do Castelo e S. Bento do Castelo… )

Sobre este castelo conta uma história. Bouçoos tinha como governador que fazia do castro sua residência. Os seus legionários, quando não guarneciam o forte viviam em aldeias próximas, donde vinham nas ocasiões de perigo”. O Castelo teve vários governadores, mas o mais brutal e o mais temido chamava-se Fortunius. Enriqueceu graças aos impostos que lançou sobre as populações locais. Odiado por todos, tinha uma única filha que, ao contrário, era adorada pelas populações. “Adoecendo e temendo a morte, quando ao longe já se sentiam os toques guerreiros dos vândalos, ordenou, aos seus servos, que enterrassem, dentro do castelo, todo o seu tesouro. Melhorou e não mandou desenterrar a sua fortuna, escondida em lugar desconhecido no chão das galerias subterrâneas do forte. Tomou outra atitude, tão brutal, como outras que já tinha praticado: mandou matar os servos que conheciam o segredo do local onde estava enterrado o ouro”.

Fortunius soube que a filha amava um moço guerreiro das proximidades, mas não querendo este casamento, encerrou-a nas masmorras do castelo. Fortunius morreu nas lutas com os bárbaros asdingos, mas da filha nunca mais houve notícia. Nasceu então a lenda. A história da princesa foi passando de boca e boca, contada à lareira “como história… duma moura encantada que, à meia-noite, nas noites de lua-cheia, vinha estender todo o seu tesouro sobre as fragas do antigo forte romano. A filha do governador não tinha morrido mas tinha-se encantado numa moura que, de mês a mês, aparecia a espalhar as suas jóias sobre as ruínas do Castelo”, em noite de lua cheia. Só no fim dos tempos se quebrará o encantamento.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s